domingo, 16 de setembro de 2007

O sítio onde eu podia muito bem trabalhar e o bar onde não era suposto dançar :]

Nos dias 15 e 16 de Setembro, graças às Journées Européennes du Patrimoine, muitos edifícios públicos, geralmente fechados, encontram-se abertos ao público. Do mesmo modo, os museus têm entrada gratuita e organizam-se espectáculos um pouco por todo o lado... A minha primeira inclinação teria sido ir ver alguns museus relacionados com música e literatura, mas, como pseudo-futura-jurista que sou, lá fui para a fila que se acumulava à entrada do Palais-Royal, que alberga o Ministère de la Culture et de la Communication, o Conseil d'État e o Conseil Constitutionnel. O edifício é simplesmente fascinante - não me importava nada de trabalhar numas salinhas como estas:

[notar aqui que há uma portinha secreta à direita, que se abre a partir de uma das estantes!]

Quando saímos do Palais-Royal, já não dava para ir ver mais nada, por isso fui passear com a Mariana pela rue de Rivoli e comemos um crepe com nutella! :] Fomos a pé até St. Michel, deleitámo-nos com a luz dourada que fazia o Sena parecer mais bonitinho e voltámos para casa ao entardecer.


Ao jantar, recebemos mais alguns membros novos da residência e, ainda por cima, havia aqui um encontro de antigos residentes - podem calcular o grau de animação da cozinha! A saída que estava combinada era para o Showcase, uma discoteca sob uma ponte, mas acabou por sair um bocadinho alterada... Parece que, por aqui, é muito mais difícil entrarem raparigas sozinhas do que rapazes sozinhos - exactamente o oposto do que sucede em Portugal - e, como o nosso grupo tinha mais meninas que meninos, algumas pessoas foram barradas à entrada da discoteca. Assim, decidimos voltar a sair e fomos procurar um barzinho perto dos Champs Elysées. Acabámos por encontrar um bar bastante agradável, mas com a música demasiado alta. Bebi uma piña colada toda gira, daquelas com uvas espetadas num palito e tudo! :P

Também fumámos uma chicha de maçã, mas claro... como eu não fumo e não sei fumar, quando peguei na chicha comecei logo a tossir e a deitar umas nuvenzinhas de vapor completamente aleatórias :P Foi motivo de risota para toda a gente, e até mesmo para mim!


Como a música estava mesmo alta, decidimos que mais valia dançar! ;) Levantámo-nos, tomámos conta do espaço entre as mesas e abrimos a nossa própria pista de dança! Não demorou muito até que se juntassem a nós mais pessoas...

E pronto, regressámos a casa de Noctilien por volta das 5h30 da manhã... o que significou dormir até às 14h e tal. Agora tenho de me despachar para tentar apanhar a Assembleia Nacional aberta! :]

2 comentários:

Perséfone disse...

isso é que é galhofa :P ***

Marta da Cunha e Castro disse...

Já pareces uma francesa... já tens aquele "je ne se qua"...